Um olhar freireano para a Base Nacional Comum Curricular de Matemática

Conteúdo do artigo principal

Paula dos Santos Malheiros
https://orcid.org/0000-0002-1140-4014
Régis Forner
https://orcid.org/0000-0002-2517-0191

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, tem por objetivo analisar e discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações no contexto educacional, a partir das ideias de Paulo Freire, com um olhar particular à Matemática, nossa área de atuação. Amparados no paradigma qualitativo, descrevemos de forma sucinta a trajetória da elaboração da BNCC até sua publicação, apresentamos um olhar freireano para Educação, para então analisar o ensino de Matemática proposto na BNCC. Esse movimento visa denunciar o que está posto e norteando o trabalho docente, e sulear caminhos que almejem contribuir com um processo de defesa da Educação e que possam romper com os pressupostos neoliberais presentes na BNCC. Nossas reflexões convergem em movimentos que suprimam a responsabilidade creditada exclusivamente ao professor, em detrimento às políticas públicas que envolvam outros entes da comunidade escolar. Por outro lado, entendemos que quando o professor tem a consciência do que está por trás da Base, pode contribuir para mudanças no contexto escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MALHEIROS, A. P. dos S.; FORNER, R. Um olhar freireano para a Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16225.209209229410.0828. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16225. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Paula dos Santos Malheiros, UNESP-Rio Claro-SP

Professora Assistente Doutora e Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Régis Forner, SEDUC-SP

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor de Matemática e Professor Coordenador na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Supervisor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Engenheiro Coelho-SP.