Educação em tempos de pandemia: (re)vivências na educação infantil durante o distanciamento social

Main Article Content

Aline da Silva Ferreira Aderne
https://orcid.org/0000-0001-6380-9366
Tays da Silva Ferreira

Resumo

Diante do distanciamento social, imposto pela Covid-19, para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, repensaram-se práticas considerando-se as necessidades atuais das crianças, sobretudo, o que rege a legislação correlata à educação infantil. Para dar assistência a elas e sua família nesse período, dá-se continuidade ao trabalho desenvolvido no início das atividades letivas de 2020, concretizadas por meio do “Acolhimento e Exploração de Mundo na Infância: vivências no maternal 2 antes e durante o distanciamento social”. Pensado para realizar-se no ambiente doméstico, o projeto busca promover práticas que articulem as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos relacionados com o patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico. As ações do projeto consideram os eixos estruturantes da educação infantil as brincadeiras, a interação, os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, que incluem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
ADERNE , A. DA S. F.; FERREIRA , T. DA S. Educação em tempos de pandemia: (re)vivências na educação infantil durante o distanciamento social. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 5 jun. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Aline da Silva Ferreira Aderne , UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutora em Educação. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Tays da Silva Ferreira , da Secretaria Municipal de Educação de Maceió - SEMED

Especialista em Análise Ambiental e em Educação Especial e Inclusiva. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED) na Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).