Práticas educativas em tempos de pandemia: relato de experiência

Main Article Content

Elisangela Alves dos Reis
Patrícia de Araujo abucarma Stevanato
Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso

Resumo

: O presente relato tem como objetivo destacar o percurso e práticas educativas propostas para a Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos - FASE I, em tempos de COVID-19, na Rede Municipal de Ensino de uma cidade do Noroeste do Paraná. A pesquisa, de caráter qualitativo, investigou quais práticas docentes e atividades metodológicas foram adotadas no recorte temporal de março a junho de 2020, a fim de possibilitar a continuidade das experiências educativas, respeitando o distanciamento social e mantendo a interação docentes e discentes. O cotejamento das informações permitiu identificar que, dentre as alternativas metodológicas apresentadas pelo Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Educação do Paraná como opções para continuidade do processo educacional, a rede optou pela realização de atividades não presenciais com base na elaboração de cadernos de atividades impressos, vídeos instrucionais direcionados às famílias e interações assíncronas via WhatsApp, garantindo, portanto, o acesso de um número maior de estudantes às práticas educativas e mantendo a proximidade das relações de aprendizagem, do que se elas fossem mediadas apenas por plataformas online.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
REIS, E. A. DOS; STEVANATO, P. DE A. ABUCARMA; MENEGASSO, M. G. DE L. Práticas educativas em tempos de pandemia: relato de experiência. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 26 mar. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Elisangela Alves dos Reis, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. 

Patrícia de Araujo abucarma Stevanato, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e em Letras Port./ Inglês pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2002). Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2003). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama e Coordenadora Municipal do Programa Mais Alfabetização. Atuou como Tutora do Programa Formação pela Escola (2011-2012) e como Coordenadora Municipal do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Gestão Escolar.

Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

Graduada em Letras pela Universidade Paranaense (UNIPAR) 1997. Pós-graduada: em Língua Portuguesa: metodologia e técnicas de produção de texto (UNIPAR) 1998. Pós-graduada: especialização em Marketing (UNIPAR) 2001. Especialização em Programa de Desenvolvimento Gerencial (FAE) 2010. Pós-graduada: MBA Executivo em Estratégias Empresariais (UNIVEL) 2012. Pós-graduada: especialização em Educação Infantil ? Área de Conhecimento: Educação (UNOPAR) 2016. Atuou como professora do ensino fundamental fase II, como Coordenadora do Projeto Salto para o Futuro ? Formação Continuada de Educadores junto a Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto, ACERP. Foi funcionária do Serviço Social do Comércio SESC Unidade de Umuarama de 1998 a 2017 onde atuou como Coordenadora das áreas de educação e cultura de 1998 a 2006 e posteriormente assumiu a gerência da unidade de 2006 a 2017. Trabalhou com assessorias nas secretarias municipais de educação nas cidades da região noroeste do Paraná de 2017 a 2018. É Coaching de desenvolvimento. Atualmente é Gestora da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama-Pr.Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão de negócio,com ênfase na gestão de pessoas e gestão de projetos.