Desvelar o óbvio: o abismo social e educacional na pandemia

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Yohana Taise Hoffmann
https://orcid.org/0000-0002-3590-315X

Resumo

Temos como objetivo para este artigo apresentar o cenário educacional e suas perspectivas, dentro de um sistema neoliberal e em meio a uma pandemia. Em um primeiro momento, apresentamos a Constituição Federativa do Brasil de 1988, uma lei fundamental e suprema para todos os brasileiros, a qual possui objetivos para erradicação das desigualdades sociais e garantias para a educação, e, passadas três décadas, ainda essas desigualdades sociais e educacionais estão presentes. Em um segundo momento, descrevemos o contexto educacional brasileiro frente à pandemia, as vulnerabilidades tanto dos estudantes quanto dos professores. Finalizamos o artigo mostrando que pouco mudou nestes anos, desde a Carta Magna de 1988, porém, ressaltando a importância do incentivo e da luta por iniciativas como, por exemplo, a defesa da universalização do acesso à internet neste cenário atual.

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Como Citar
HOFFMANN, Y. T. Desvelar o óbvio: o abismo social e educacional na pandemia. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 12 jun. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Yohana Taise Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), Campus Reitor João David Ferreira Lima, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.