COVID-19 y Educación: primer acercamiento analítico a la situación en Argentina

Main Article Content

Gimena Inés Fernández
https://orcid.org/0000-0002-1095-9229

Resumo

Este artigo apresenta uma primeira leitura do impacto da pandemia do coronavírus nas práticas escolares diárias. Em primeiro lugar, descreve-se a situação do sistema educacional argentino após a sanção, em 2006, da Lei Nacional de Educação 26.206 e analisam-se as transformações da mesma desde então. No contexto atual, a suspensão das aulas presenciais em decorrência do COVID-19 acrescenta-se como um agravante, que obriga os atores educacionais a tomarem decisões para manter a continuidade pedagógica e configura um determinado cenário. Diante dessa situação, apresenta-se uma primeira abordagem analítica da incorporação e uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao procedimento metodológico, para a elaboração do artigo recorre-se a metodologias de investigação próprias das Ciências Sociais, nomeadamente: interpretação de documentos oficiais -estatísticas, resoluções-, entrevistas informais com diferentes atores educativos e sistematização de fontes secundárias.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
FERNÁNDEZ, G. I. COVID-19 y Educación: primer acercamiento analítico a la situación en Argentina. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-12, 5 jun. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Gimena Inés Fernández, Faculdad de Ciencias Sociales - Universidad Nacional do Centro da Província de Buenos Ayres

Professor de Antropologia (FACSO, UNCPBA, Argentina). Doutoranda em Ciências da Educação (FAHCE, UNLP, Argentina). Bolsista de doutorado em Comissão de Pesquisa Científica da Província de Buenos Aires (Argentina). Membro do Núcleo de Pesquisa Científico-Tecnológica “Pesquisa em Treinamento Inicial e Prática de Ensino” (IFIPRAC.ED, FACSO, UNCPBA, Argentina).