Espaços e encontros de escuta sensível e acolhida das crianças e suas famílias em tempo de excepcionalidade/pandemia na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UEIIA

Main Article Content

Jucemara Antunes Antunes
https://orcid.org/0000-0002-8140-6752
Camila Schmitt da Silva Pires
Karine Weber
https://orcid.org/0000-0002-2733-5244

Resumo

Resumo: Este relato tem o propósito de compartilhar a construção de espaços e encontros de escuta sensível com crianças da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e suas famílias no momento de excepcionalidade vivido pela pandemia de COVID-19. Profissionais que atuam com crianças têm perguntado: qual o papel da Unidade de Educação Infantil que acolhe as crianças e suas famílias nesse contexto? Como professores e profissionais que atuam com as crianças bem pequenas e pequenas manterão os vínculos sem a convivência no ambiente da escola e a interação física, que foram interrompidas de forma abrupta? Como a escuta sensível do professor pode acontecer nesse contexto? Com base nesses questionamentos, no coletivo, encontramos caminhos possíveis para um grupo de crianças e famílias que vamos abordar nessa escrita colaborativa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
ANTUNES, J. A.; SCHMITT DA SILVA PIRES, C.; WEBER, K. Espaços e encontros de escuta sensível e acolhida das crianças e suas famílias em tempo de excepcionalidade/pandemia na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UEIIA. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 10 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Jucemara Antunes Antunes, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) - UFSM

Professora de Ensino Básico Técnico Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM. Especialista em Gestão Educacional - CE/UFSM. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Elos ELOS/CNPq e Estudos sobre Infância: Políticas Públicas, Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.

Camila Schmitt da Silva Pires, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) - UFSM

Psicóloga formada pela UFSM, especialista em saúde coletiva e atua em psicologia escola há mais de 10 anos. É psicóloga da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.

Karine Weber, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) - UFSM

Especialista em Educação Física Escolar/UFSM. Pedagoga pela UFSM.Professora na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo UFSM desde 2016. Mestranda em Educação - PPGE/UFSM