Ensino remoto de emergência e o ensino superior: uma experiência no curso de Pedagogia

Main Article Content

Taissa Vieira Lozano Burci
https://orcid.org/0000-0003-3064-8660
Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-4804-3697
Ana Paula de Souza Santos
https://orcid.org/0000-0002-9124-876X

Resumo

O contexto decorrente da pandemia do novo coronavírus demandou uma readaptação das instituições de ensino, com vistas à manutenção do distanciamento social. Diante da impossibilidade de encontros presenciais, as Instituições de Ensino Superior (IES) que se dedicavam ao ensino presencial tiveram de adotar atividades remotas em caráter emergencial, mediadas por tecnologias digitais. Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência de docência em uma IES sem fins lucrativos de uma cidade no noroeste paranaense durante a crise sanitária, em que os recursos utilizados são Ambientes Virtuais de Aprendizagem, webconferência, podcasts, vídeos/documentários e WhatsApp. Considerando a singularidade das circunstâncias, ao socializar a experiência, pretende-se contribuir com as reflexões sobre a educação ofertada na pandemia. Concluiu-se que a experiência contribuiu com o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, com a prática docente e com o amadurecimento da instituição, reiterando o ganho educacional pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
VIEIRA LOZANO BURCI, T.; HORWAT IMBRIANI DE OLIVEIRA, D.; DE SOUZA SANTOS, A. P. Ensino remoto de emergência e o ensino superior: uma experiência no curso de Pedagogia. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-7, 10 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Taissa Vieira Lozano Burci

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (Turma 2016). Professora da Faculdade Astorga. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais – GPEaDTEC.

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira

Graduação em Letras - Português/Inglês (FGU). Especialização em Metodologias e Técnicas de Ensino (UTFPR).  Especialização em História, Arte e Cultura. (UEPG). Mestra em Educação (UEM). Professora estatutária no Município de Umuarama/Paraná. Graduanda em Pedagogia (UEM). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais – GPEaDTEC.

Ana Paula de Souza Santos

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de maringá (2013). Especialista em Educação. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (Turma 2019). Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais – GPEaDTEC.