Educação escolar durante a pandemia: quais lições aprenderemos?

Main Article Content

Claudia Amorim Francez Niz
https://orcid.org/0000-0002-2860-2244
Thaís Cristina Rodrigues Tezani
https://orcid.org/0000-0002-0601-1865

Resumo

O novo coronavírus, causou a pandemia da Covid-19, gerando uma série de impactos epidemiológicos e socioeconômicos, sendo necessário o isolamento social para conter o avanço da doença. Em razão disto, as escolas foram fechadas, e surgiu o Ensino Remoto Emergencial, visando a continuidade da aprendizagem dos alunos. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de analisar as possibilidades da organização da educação escolar durante a pandemia, as características do Ensino Remoto Emergencial e suas implicações para a aprendizagem dos alunos. A partir dos resultados indicados, infere-se que as decorrências são discrepantes, e ainda imensuráveis, uma vez que o Ensino Remoto Emergencial alcança apenas uma parcela dos alunos e evidencia que é um desafio o uso das tecnologias digitais como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
NIZ, C. A. F.; TEZANI, T. C. R. Educação escolar durante a pandemia: quais lições aprenderemos?. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-9, 24 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Claudia Amorim Francez Niz, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação Escolar na UNESP- Araraquara, na linha Formação do professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais e em Educação Especial. Licenciada em Pedagogia (UNESP-Bauru). Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Bauru no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil. (Texto informado pelo autor)

Thaís Cristina Rodrigues Tezani, Universidade Estadual Paulista

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004 e 2008). Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar e especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Sagrado Coração. É Professora Assistente no Departamento de Educação e no Programa de Pós graduação em Docência para a Educação Básica (Mestrado Profissional) da Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Bauru/SP. Professora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologia, Educação e Currículo (GEPTEC) e participa como pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Infância, Família e Escolarização (GEPIFE), cadastrados junto ao CNPq e certificados pela UNESP.