Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Luiz Polizel
Bruna Adriane Fary
https://orcid.org/0000-0002-2382-6572
Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori
https://orcid.org/0000-0003-0227-7591

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca das pedagogias culturais nos muros do município de Londrina-PR em tempos de pandemia. Para tal lançamos mãos de um olhar hermenêutico ancorado nos Estudos Culturais das Ciências e das Educações, de base epistêmica em Michel Foucault e Bruno Latour. A interpretativa é lançada a partir de dois pixo nas paredes da região central do município de Londrina-Paraná no início da pandemia de COVID-19, sendo o registro foto-capitado em abril de 2020. A partir da leitura de ambos é possível a taxonomização de duas pedagogias culturais operantes que orientam este manuscrito: a) O reiterar de técnicas de prevenção para com as infecções virais; e b) Uma crítica sócio-cultural das possibilidades éticas do cuidado de si.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
POLIZEL, A. L.; FARY, B. A.; DAL BOSCO REZZADORI, C. B. Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–7, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16067.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16067. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/Campo Mourão

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Professor no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: Alexandre_polizel@hotmail.com

Bruna Adriane Fary, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda (2017 - atual) e Mestra (2015 - 2017) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL - Londrina). Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade (2019 - 2020) pela Faculdade São Braz. Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Apucarana (2011 - 2015). Membra do GEPPMat - Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático (UEL).

Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

 Professora do Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina. Mestre (2013) e Doutora (2017) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciada em química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educações, Narrativas, Culturas e Ciências (UTFPR-GEPENC).

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.