Educação infantil em tempos de pandemia: as mini-histórias como ferramentas de apoio às famílias

Main Article Content

Cláucia Honnef
https://orcid.org/0000-0002-1244-6232
Ana Paula Rampelotto
https://orcid.org/0000-0002-8801-6626
Angelita Maria Machado
https://orcid.org/0000-0001-7796-0200

Resumo

Esse artigo traz um relato de experiência de três professoras de bebês e crianças bem pequenas da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em um momento de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, em que nos questionamos sobre como garantir os direitos das crianças e ser apoio às famílias. Diante disso, e sabendo dos interesses comuns dos bebês e das crianças bem pequenas de nossa turma, temos apostado na criação de mini–histórias (FOCHI, 2019). As famílias têm relatado contentamento ao receber as mini-histórias e apreciá-las junto com os bebês e as crianças bem pequenas. Assim, essas escritas têm se mostrado ferramentas potencializadoras de momentos prazerosos de fortalecimento de vínculos entre os familiares e as crianças (REYES, 2010; PARREIRAS, 2012), bem como são formas de manter memórias afetivas dos colegas, das professoras, da UEIIA e dos momentos lá vividos, assim como tem nos ajudado a acalmar nossos corações diante das incertezas que hoje vivemos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
HONNEF, C.; RAMPELOTTO, A. P.; MACHADO, A. M. Educação infantil em tempos de pandemia: as mini-histórias como ferramentas de apoio às famílias. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-10, 24 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Cláucia Honnef, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo-UFSM

Educadora Especial, Pedagoga, Professora efetiva na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Educação.

Ana Paula Rampelotto, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM

Técnica em Meio Ambiente , Pedagoga , Especialista em Educação Ambiental (UFSM). Professora contratada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA/UFSM).

Angelita Maria Machado, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM

Pedagoga e Professora contratada na Unidade de Educação Infantil Ipe Amarelo UFSM