Contação de histórias em tempos de COVID-19: estabelecendo vínculos afetivos entre professora, crianças e famílias

Main Article Content

Carolina Zasso Pigatto
https://orcid.org/0000-0001-9096-1582
Ivani Soares
https://orcid.org/0000-0002-1248-9689
Celso Ilgo Henz

Resumo

Este trabalho é o relato de experiência de uma professora de Educação Infantil, da Rede Municipal de Santa Maria, RS, a qual procura estabelecer e manter vínculos afetivos com crianças pequenas e suas famílias por meio de contato virtual com contações de histórias. Como aporte teórico, usa-se Wallon (2005), Vygotsky (1984), Pichon-Rivière (1998), Paulo Freire (1997, 2011) e Marie-Christine Josso (2010). Durante essa vivência, em meio à pandemia de COVID-19, pelo contato através das redes sociais, principalmente via whatsapp, é possível perceber que esse tipo de proposta pedagógica proporciona a auto(trans)formação da professora e momentos lúdicos às crianças e aos seus familiares. As contações de histórias mantêm e estreitam vínculos afetivos estabelecidos, bem como possibilitam que relações de confiança e de ajuda mútua sejam consolidadas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
ZASSO PIGATTO, C.; SOARES, I.; ILGO HENZ, C. Contação de histórias em tempos de COVID-19: estabelecendo vínculos afetivos entre professora, crianças e famílias. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 31 jul. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Carolina Zasso Pigatto, Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, RS

Mestra em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Educação Infantil da Rede Pública de Santa Maria, RS.

Ivani Soares, Universidade Federal dos Pampas - UNIPAMPA

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Secretária Executiva na Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria - UFMS

Pós-Doutor pela Universidad de Sevilla, Sevilla/ Espanha. Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS).