Universalização do acesso à internet dos estudantes brasileiros? O olhar de dois professores pesquisadores da educação básica

Conteúdo do artigo principal

William Souza Passos
https://orcid.org/0000-0003-4648-121X
Humberto Salustriano da Silva
https://orcid.org/0000-0001-5035-5510

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão que confronta o olhar de dois professores pesquisadores com mais de uma década de experiência na educação básica com parte dos resultados da pesquisa TIC Educação 2018 sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas urbanas brasileiras. O objetivo é o de provocar o debate acerca de necessidade de problematizar o impacto sobre os processos de ensino-aprendizagem ante o deslocamento improvisado e temporário de parte do ano letivo de 2020 para plataformas virtuais, em função da pandemia da Covid-19, assim como a importância da continuidade da utilização das tecnologias da informação e comunicação, mesmo após esse momento excepcional. Destaca-se, na reflexão, a utilização de Pierre Bourdieu e Regina Novaes como referências teóricas.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA PASSOS, W.; SALUSTRIANO DA SILVA, H. Universalização do acesso à internet dos estudantes brasileiros? O olhar de dois professores pesquisadores da educação básica: Array. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–10, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16022.044. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16022. Acesso em: 18 maio. 2022.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

William Souza Passos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ. Docente da rede municipal de educação de Quissamã - RJ.

Humberto Salustriano da Silva, Prefeitura Municipal de Quissamã-RJ

Doutor em Educação pela UNIRIO- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente da rede municipal de educação de Quissamã- RJ.