“Criar capacidades” para a sensibilidade e a humanização em meio à pandemia de covid-19: reflexões a partir de Nussbaum e Agamben

Conteúdo do artigo principal

Patricia Carlesso Marcelino
http://orcid.org/0000-0002-9084-1182
Altair Alberto Favero
http://orcid.org/0000-0002-9187-7283

Resumo

O artigo tem como escopo refletir sobre a necessidade de “criar capacidades” para a sensibilidade e a humanização como antídoto para enfrentar a pandemia da Covid-19. Num cenário marcado por sentimentos de medo, desamparo, angústia, fragilidade, ignorância, cegueira moral e insensibilidade diante da morte, torna-se urgente e imprescindível criar espaços para experiências formativas que possibilitem solidariedade, acolhimento, empatia, vida compartilhada, sentimento de pertencimento, justiça social e cidadania. O ensaio constitui-se num estudo qualitativo, caracterizado como bibliográfico e ancorado no método dedutivo-analítico, tendo como base as contribuições de Martha Nussbaum e Giorgio Agamben; propõe a ideia de“criar capacidades” como uma tarefa intransferível da educação para cultivar a sensibilidade humana diante de um cenário avassalador proporcionado pela pandemia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARCELINO, P. C.; FAVERO, A. A. . “Criar capacidades” para a sensibilidade e a humanização em meio à pandemia de covid-19: reflexões a partir de Nussbaum e Agamben. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–19, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15980.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15980. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Patricia Carlesso Marcelino, Membro dos grupos de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica (UPF) e GEPES (UPF)

Doutora e Mestra em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo-RS; Especialista em docência na Saúde (UFRGS); Especialista em atividade Física e Qualidade de Vida (UPF); Licenciada  e Bacharela em Educação Física (UPF). Foi coordenadora dos Cursos de Educação Física da ULBRA, campus Carazinho-RS (2011 -2019). È Docente Universitária, Arteterapeuta, Terapeuta Floral & Personal Wellness.

Altair Alberto Favero, Universidade de Passo Fundo-RS

 Pós-Doutorado em Docência Universitária pela Universidad Autónoma del Estado de México (bolsista Capes), Doutor em Educação pela UFRGS, Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUCRS), especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF-RS), graduado em Filosofia e História (UPF).  Docente universitário e coordenador do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo ( UPF-RS ). Também  coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF-RS).

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.