ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDOS DOMICILIARES EM TEMPOS DE COVID-19

  • Mônica Paula de Sousa Martins Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA
  • Rosana Paulo de Sousa Escola de Ensino Médio José Alexandre
Palavras-chave: Ensino de História. Covid-19. Atividades remotas.

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar a experiência vivenciada pelos alunos com as atividades remotas por meio de um questionamento sobre qual seria suas visões quanto às limitações durante tais atividades disponíveis na escola. O estudo foi elaborado a partir de um questionário para obter uma análise descritiva de um grupo de alunos do ensino médio, na cidade de Caucaia-Ce, que foram agrupados com base em características comuns não observáveis das experiências vivenciadas por eles com as atividades remotas durante a pandemia do COVID-19; evidenciando a indisponibilidade de tecnologias adequadas para todos, bem como a desmotivação do aluno frente à realidade de incertezas trazidas pela pandemia.

Biografia do Autor

Mônica Paula de Sousa Martins, Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidades Estadual do Ceará - UECE (2011), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e é professora assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros-RN.  
Rosana Paulo de Sousa, Escola de Ensino Médio José Alexandre
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Universidade Estadual do Ceará (2013) e Especialização em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul (2017). Atualmente lecionando na E.E.M. José Alexandre, com experiência na área de História, com ênfase em História.
Publicado
2020-09-23
Como Citar
MartinsM. P. de S.; SousaR. P. de. ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDOS DOMICILIARES EM TEMPOS DE COVID-19. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-5, 23 set. 2020.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)