A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O SIMAVE: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019)

Resumo

Este artigo apresenta a primeira fase de uma pesquisa em andamento sobre a avaliação em larga escala de Minas Gerais, que se constituiu no mapeamento e análise preliminar da produção acadêmica sobre o SIMAVE de 2000 a 2019. O levantamento foi feito em dois repositórios que congregam pesquisas desenvolvidas em todo o país. Foram encontrados 116 trabalhos, 17 teses e 99 dissertações. Uma análise preliminar dos dados permitiu identificar a existência de uma diversidade de focos dos estudos em diferentes áreas do conhecimento, demonstrando que a avaliação permeia e se ramifica desde as salas de aulas até a gestão do sistema.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Arcas, Universidade Federal de Lavras
Graduado e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Educacional (GEPAVE) da Faculdade de Educação da USP.
Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestre em Educação pela PUC-Campinas. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFLA. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) da UEPG.
Publicado
2020-08-09
Como Citar
ArcasP. H.; BorgesR. M. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O SIMAVE: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019). Olhar de Professor, v. 23, p. 1-20, 9 ago. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica