Tecnologia e educação matemática em tempos de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Arnulfo Fajardo Valencia

Resumo

A pandemia resultante da disseminação do vírus Covid-19 transformou o estilo de vida dos cidadãos; ao influenciar diferentes áreas da sociedade e, particularmente, a educação. A escola quase necessariamente se mudou para espaços virtuais e o uso de tecnologias digitais nos processos escolares é inevitável. O objetivo deste documento é refletir sobre o impacto que essa mudança pode ter na qualidade do ensino de matemática; assunto que foi considerado pelos alunos como um campo com altos níveis de dificuldade de aprendizagem. Apresentamos algumas maneiras pelas quais as ferramentas digitais têm sido subutilizadas, sem levar em consideração as pesquisas que sustentam sua importância no desenvolvimento do pensamento matemático. Concluímos que o educador matemático deve repensar suas práticas em relação a tecnologia, pois isso permanecerá mesmo em tempos de pós-pandemia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FAJARDO VALENCIA, A. Tecnologia e educação matemática em tempos de pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–4, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15843.209209226104.0607. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15843. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Arnulfo Fajardo Valencia, Universidad del Valle

Graduado como licenciado en Matemáticas en la Universidad Santiago de Cali (USC), Especialista en Edumática de la fundación Universitaria Autónoma de Colombia (FUAC), Magister en Gestión de Tecnología Educativa de la Universidad de Santander (UDES). Actualmente labora como directivo docente de secundaria en la institución Educativa José María Carbonell, adscrita a la secretaría de educación municipal de la ciudad de Santiago de Cali, Colombia.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.