O ensino em tempos de isolamento social: percepção de docentes de um curso de formação de professores

Main Article Content

Jones Baroni Ferreira de Menezes
https://orcid.org/0000-0002-9193-3994
Francisco Nunes de Sousa Moura
http://orcid.org/0000-0002-8745-5010

Resumo

Esta investigação objetiva compreender, sob a ótica de docentes vinculados a um curso de formação de professores, o desenrolar das atividades letivas através do ensino remoto. Deste modo, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, tendo docentes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como participantes. Os dados foram coletados através de um questionário on-line e analisados de modo descritivo, categorizados e interpretados conforme preconizado por Bardin (2011). Os participantes elencaram a diversidade de recursos didáticos, flexibilidade de tempo e espaço das aulas como benefícios do ensino remoto, contudo, a inabilidade do uso dos recursos tecnológicos, a falta de apoio institucional, as dificuldades de acesso a equipamentos e a internet prejudicam a efetividade desta prática educativa. Deste modo, os docentes reconhecem a importância das tecnologias educacionais, todavia alertam para as adversidades que podem ampliar a desigualdade de acesso ao ensino, singularmente neste período de distanciamento social.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
MENEZES, J. B. F. DE M.; MOURA, F. N. DE S. O ensino em tempos de isolamento social: percepção de docentes de um curso de formação de professores. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-10, 8 maio 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Educação (PPGE/UECE). Docente da Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará.

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) com bolsa FUNCAP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).