A PRESCRIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A REDAÇÃO DO ENEM

  • Bruna Costa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriela Belo da Silva Instituto Federal Baiano - IFBaiano
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Matriz de Referência. Trabalho prescrito.

Resumo

: Esta pesquisa tem como propósito de investigação a análise do trabalho prescrito a partir dos documentos oficiais que visam direcionar a atividade do professor de Língua Portuguesa no contexto do ENEM. Nesta pesquisa qualitativa de caráter documental, elegemos, como objeto de análise, a Matriz de Referência para a redação do ENEM, documento que orienta a correção da redação produzida no exame. Para tanto, apoiamo-nos nas noções apresentadas por Amigues (2004), Machado (2009), Souza-e-Silva (2004), Shohamy (2006) e Rajagopalan (2013), visando discutir as relações que se estabelecem no desenvolvimento do trabalho docente a partir das novas demandas do ensino, as quais influenciam e são influenciadas por políticas linguísticas. As análises dos documentos indicam que, ao funcionar como parâmetro para a avaliação das redações, o documento acaba exercendo influência no direcionamento da metodologia utilizada pelo professor de LP, que deve promover o desenvolvimento das competências necessárias ao bom desempenho na prova.

Biografia do Autor

Bruna Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Linguística. Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós graduação em Linguística (PROLING). Universidade Federal da Paraíba.
Gabriela Belo da Silva, Instituto Federal Baiano - IFBaiano
Doutora em Linguística. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal Baiano (IFBaiano)
Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Letras. Professora Associada IV do Departamento de Língua e Linguística da Universidade Federal da Paraíba.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
SilvaB. C.; SilvaG. B. da; Mendes PereiraR. C. A PRESCRIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A REDAÇÃO DO ENEM. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-14, 20 nov. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica