Educação para idosos em tempo de pandemia no Núcleo de Estudos da Terceira Idade: relato de experiência

Main Article Content

Michele Medeiros
https://orcid.org/0000-0001-7798-3963
Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa
https://orcid.org/0000-0002-2763-8050
Guilherme Henrique Koerich
https://orcid.org/0000-0003-1585-6998

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe a necessidade de reformulações nos processos educacionais, em especial, às pessoas idosas. O distanciamento social e a educação mediada pelas tecnologias digitais fizeram-se necessárias. Este relato apresenta a estratégia de manutenção do vínculo com os estudantes idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), com a proposição do “Programa Quarentena no NETI”. O desenvolvimento do projeto se dá por postagens semanais, de diferentes materiais e conteúdos nos grupos de WhatsApp das atividades ofertadas. O Programa foi avaliado pelos estudantes idosos via questionário online, os quais 96,7% demonstraram muita satisfação e satisfação com os conteúdos. Os materiais abordam diferentes conteúdos, temas e formatos, sendo que os vídeos são os prediletos dos estudantes idosos. Conclui-se que o programa tem se apresentado como uma experiência exitosa, uma vez que, tem proporcionado vínculo com os estudantes e o compartilhamento de informações durante a pandemia de COVID-19.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
MEDEIROS, M.; BAETA NEVES ALONSO DA COSTA, M. F.; KOERICH, G. H. Educação para idosos em tempo de pandemia no Núcleo de Estudos da Terceira Idade: relato de experiência. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-9, 2 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Michele Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2002). Especialista em Gerontologia pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade- NETI/ UFSC (2009). Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem/ UFSC (2017). Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologia em Enfermagem, Cuidado em Saúde à Pessoas Idosas- GESPI/ UFSC. Atuou como Enfermeira Assistencial no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago- HU/ UFSC (2003-2020). Atua como Enfermeira no Núcleo de Estudos da Terceira Idade/ NETI/ PROEX/ UFSC (desde fev/2020). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico- Cirúrgica de adultos e idosos.

Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Dom Domênico, Guarujá/São Paulo, Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Guarujá/São Paulo, Especialização em Ensino Profissionalizante (PROFAE) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), Especialização em Saúde Coletiva com Enfoque no Programa Saúde da Família (PSF) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), Especialização em Gerontologia pelo Centro Universitário São Camilo (SP), Mestrado em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Realizou no período de 2008-2009, estágio sanduíche (CAPES), no Departamento de Saúde Comunitária e Gerontologia da Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Especialista em Enfermagem Gerontológica pelo Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem-ABEN/Nacional, no ano de 2015. Professora Adjunto II do Departamento de Enfermagem - Área Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação de Enfermagem e Saúde - GEPADES. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), da Pró-Reitoria de Extensão, Universidade Federal de Santa Catarina.

Guilherme Henrique Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq). Pós-graduação (lato sensu) em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Contestado (UnC). Graduação em Tecnologia em Gastronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Possui Complementação Pedagógica equivalente a Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (ISEED). Graduando Bacharelado em Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Servidor Público Federal ativo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Técnico em Assuntos Educacionais, na Pró Reitoria de Extensão - Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Possui experiência na coordenação de Projetos de Extensão.