UM OLHAR SOBRE A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavras-chave: Literatura infantil. Ensino. Leitor.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a forma como é abordada a literatura infantil em duas escolas públicas do ensino fundamental I da Bahia, uma na cidade de Barreiras e outra em Wanderley. Participaram deste estudo uma professora de cada escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, empregando como instrumentos o diário de campo e o questionário. Realizamos a discussão teórica com base nos pressupostos de Coelho (2000), Hunt (2010), Candido (2004), Colomer (2007), Kleiman (2002), entre outros. Apresentamos também, com base nos dados, algumas reflexões acerca do ensino da literatura infantil no ensino fundamental I, que, muitas vezes, perpassa por um viés recreativo e/ou pedagógico. Essas abordagens foram indispensáveis para o esclarecimento sobre literatura infantil e formação do leitor.

Biografia do Autor

Fernanda Santana Rocha, UNEB
Pós-graduanda em Coordenação pedagógica (FARESE). Graduada em Pedagogia (UNEB)
Gleisa Alcantara, UNEB
Pós-graduanda em Coordenação pedagógica (FARESE). Graduada em Pedagogia (UNEB). Atua no ensino da Educação infantil no munícipio de Wanderley – BA.
Ana Erica Reis da Silva Kühn, UNEB
Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Letras e Linguística pela mesma instituição. Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia. Desenvolveu tese de doutorado sobre os ensaios críticos e a poesia de Paulo Leminski. Integra dois grupos de pesquisa do CNPq: Núcleo Goiano de Estudos Linguísticos e Literários - NUGELL, e Literatura, ensino e suas interfaces. Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado da Bahia - campus IX nos cursos de Letras e Pedagogia. Atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, literatura infanto-juvenil e ensino de literatura.
Publicado
2020-10-08
Como Citar
Santana RochaF.; AlcantaraG.; Reis da Silva KühnA. E. UM OLHAR SOBRE A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-16, 8 out. 2020.