AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) E AS REPERCUSSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA REDE MUNCIPAL DE ENSINO DE CURITIBA/PR

Palavras-chave: Avaliação Nacional da Alfabetização. Políticas de alfabetização. Avaliação em larga escala.

Resumo

O artigo discute a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) no contexto das políticas educacionais de alfabetização e das avaliações em larga escala no Brasil. O objetivo é analisar as repercussões da ANA em ações político-pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME), para a superação dos insuficientes níveis de leitura e escrita na sua rede de escolas. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que analisa resultados do INEP sobre a ANA e o conteúdo das entrevistas realizadas com coordenadores e pedagogos da SME. Conclui-se que a mantenedora reconhece como principal política para elevar a aprendizagem da alfabetização a formação continuada baseada nas Diretrizes Curriculares Municipais de Curitiba, justificando que os conteúdos coincidem com os aferidos pela ANA. Constata-se que a formação continuada não enfatiza a avaliação da aprendizagem articulada aos dados diagnósticos da ANA e às demandas político-pedagógicas do contexto escolar.

Biografia do Autor

Raquel Angeli, Universidade Tuiuti do Paraná
Mestre em Educação na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2013), Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e de Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba (2015). Atualmente é Pedagoga de Referência do Núcleo Regional de Educação do Portão/Secretaria Municipal de Curitiba.
Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutora em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. É professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora da linha de pesquisa "Prática Pedagógica: elementos articuladores", é docente do curso de Pedagogia e coordena o Núcleo de Apoio docente da Universidade Tuiuti do Paraná.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
AngeliR.; FontanaM. I. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) E AS REPERCUSSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA REDE MUNCIPAL DE ENSINO DE CURITIBA/PR. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-17, 20 nov. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica