Caem as máscaras na quarentena Covid-19: reflexões freireanas a partir de Cartas a Cristina

Conteúdo do artigo principal

Valdete Gusberti Cortelini
Geraldo Antônio da Rosa

Resumo

A presente carta pedagógica, a partir de uma interlocução com o livro Cartas a Cristina, apresenta a memória de Paulo Freire, suas percepções sobre como se constituiu enquanto ser humano, desde a sua infância, construindo-se educador em uma constante reflexão entre a sua vida e a sua práxis. A leitura do livro e suas provocações são sempre atuais, por isso nos possibilitam pensar a educação em tempo de pandemia, com novos desafios, perspectivas e propósitos mais humanos. O livro Cartas a Cristina, em um primeiro momento, atende às solicitações de escrita feitas por Cristina, e em um segundo bloco, Freire continua falando de si, mas considerando também temas sugeridos em âmbito nacional e internacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GUSBERTI CORTELINI, V. .; DA ROSA, G. A. . Caem as máscaras na quarentena Covid-19: reflexões freireanas a partir de Cartas a Cristina. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–7, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15561.023. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15561. Acesso em: 26 jun. 2022.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Valdete Gusberti Cortelini, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduação em Pedagogia. Especialista em Orientação, Supervisão e Administração Escolar. Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Teologia pela EST-RS. Pós-Doutor em Humanidades na Universidade Carlos III-Madri, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul-UCS/RS.