IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE EDUCACIONAL

Resumo

O artigo discute o conceito de qualidade como produto de uma construção humana, mostrando os diferentes significados operados no contexto da política educacional e problematiza as implicações da política de avaliação nacional na produção da qualidade educacional, como valor instrumental, quantitativo. O objetivo é compreender as concepções de qualidade assumidas nas proposições dos Planos de Ação Educacional (PAEs) indicados nas produções acadêmicas (mestrado profissional) em interface com as avaliações externas. O estudo é proveniente de revisão bibliográfica e de levantamento de trabalhos científicos publicados no Banco de dados de Teses e Dissertações da Capes. As análises provenientes do PAEs apontam para uma posição naturalizada de aceitação da política de avaliação nacional, que passa de uma posição meramente de execução das políticas e monitoramento da aprendizagem para a prestação de contas, contribuindo fortemente na produção ou conformação da qualidade imputada por índices.  

Biografia do Autor

Luziane Said Cometti Lélis, UFPA/EDUCANORTE
Graduada em Pedagogia, Especialização em Educação e Informática e Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda em Educação na Amazônia pela EDUCANORTE/UFPA. Coordenadora Pedagógica pela SEMEC, Coordenadora de Laboratório de Informática e Professora no Ensino Médio pela SEDUC, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.
Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutora em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Docente Permanente da Universidade Federal do Pará nos Programas de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Educação na Amazônia. Coordenadora do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação em Rede.
Publicado
2020-06-17
Como Citar
LélisL. S. C.; Leal da HoraD. IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE EDUCACIONAL. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-18, 17 jun. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica