Implicações da política de avaliação na produção da qualidade educacional

Conteúdo do artigo principal

Luziane Said Cometti Lélis
https://orcid.org/0000-0002-7870-9023
Dinair Leal da Hora
https://orcid.org/0000-0002-3278-3914

Resumo

O artigo discute o conceito de qualidade como produto de uma construção humana, mostrando os diferentes significados operados no contexto da política educacional e problematiza as implicações da política de avaliação nacional na produção da qualidade educacional, como valor instrumental, quantitativo. O objetivo é compreender as concepções de qualidade assumidas nas proposições dos Planos de Ação Educacional (PAEs) indicados nas produções acadêmicas (mestrado profissional) em interface com as avaliações externas. O estudo é proveniente de revisão bibliográfica e de levantamento de trabalhos científicos publicados no Banco de dados de Teses e Dissertações da Capes. As análises provenientes do PAEs apontam para uma posição naturalizada de aceitação da política de avaliação nacional, que passa de uma posição meramente de execução das políticas e monitoramento da aprendizagem para a prestação de contas, contribuindo fortemente na produção ou conformação da qualidade imputada por índices.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LÉLIS, L. S. C.; LEAL DA HORA, D. Implicações da política de avaliação na produção da qualidade educacional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15537.209209225813.0525. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15537. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Luziane Said Cometti Lélis, UFPA/EDUCANORTE

Graduada em Pedagogia, Especialização em Educação e Informática e Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda em Educação na Amazônia pela EDUCANORTE/UFPA. Coordenadora Pedagógica pela SEMEC, Coordenadora de Laboratório de Informática e Professora no Ensino Médio pela SEDUC, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutora em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Docente Permanente da Universidade Federal do Pará nos Programas de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Educação na Amazônia. Coordenadora do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação em Rede.