Educação Física escolar em tempos de Covid-19: o ensino do esporte e a paralisação dos megaeventos

Main Article Content

Leonardo Carlos de Andrade
https://orcid.org/0000-0002-0324-6079
Regina Queiroz Silva
http://orcid.org/0000-0002-5668-1664
Eugênio Lopes dos Santos Junior
https://orcid.org/0000-0002-5030-1245

Resumo

Diante do cenário expansivo do Corona Vírus (CoVID-19) as escolas goianienses suspenderam suas atividades presenciais e por conseguinte assumiram as aulas remotas como égide. Esse artigo tem como objetivo expor os elementos teórico-metodológicos de uma experiência desenvolvida pela disciplina Educação Física à luz de um referencial histórico-crítico, no interior da Educação Básica, em meio ao distanciamento social. Tomamos como centralidade do processo didático a paralisação dos eventos esportivos e dilema ético implícito nessa ação. As categorias determinantes para essa mediação foram conteúdo, forma e destinatário, além do próprio objeto do campo que é a Cultura Corporal. Entendemos que apesar do êxito da proposta didática, encontramos obstáculos demasiados, portanto legitimamos o caráter provisório (e improvisado) das aulas remotas e enfatizamos a importância da escola regular e presencial.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
ANDRADE, L. C. DE; SILVA, R. Q.; SANTOS JUNIOR, E. L. DOS. Educação Física escolar em tempos de Covid-19: o ensino do esporte e a paralisação dos megaeventos. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 2 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Leonardo Carlos de Andrade, Universidade Federal de Goiás - UFG

Especialista em Educação Física Escolar e Mestrando em Educação Física. Professor do Instituto Federal Goiano.

Regina Queiroz Silva, Serviço Social do Comércio - SESC

Professora de educação física, formada na Universidade Federal de Goiás em 1998, pós-graduada (lato sensu) em educação física escolar em 2002 e pós-graduanda (lato sensu) em Movimento humano, atuo no Centro Educacional Sesc Cidadania com o ensino fundamental séries inicias e no Interschool Brasil com o ensino fundamental séries finais.

Eugênio Lopes dos Santos Junior, Universidade Paulista Unip - Fractal

Professor licenciado em educação física  pela Universidade Federal de Goiás, bacharel em educação física pela Faculdade União de Goyazes, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás - RC e Mestrando no programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Atua na docência universitária na Universidade Paulista - Unip.