POLÍTICAS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO: O QUE MUDA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)?

  • Graciele Lipsuch Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO
  • Michelle Fernandes Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO
Palavras-chave: Políticas avaliativas. Alfabetização. Mecanismos de controle.

Resumo

Neste artigo, a problemática central delineada passa pela compreensão das mudanças nas políticas de avaliação após a aprovação da BNCC em 2017. Inicialmente, os marcos das políticas de alfabetização são apresentados, enfatizando as aprovadas após a BNCC, também se aponta o referencial teórico em relação à temática. Na segunda seção, os documentos que norteiam o Programa Mais Alfabetização (2018); a Política Nacional de Alfabetização - PNA (2019); e o Programa Tempo de Aprender (2020) são analisados para entender como a política de avaliação em larga escala está configurada para a etapa da alfabetização. Identifica-se que os recentes documentos aprovados que foram analisados apresentam uma relação direta com as políticas de avaliação e, consequentemente, com os mecanismos de controle e responsabilização docente. Também são observados um processo de antecipação da alfabetização e mecanismos de controle para o alcance de melhores índices dessa etapa, que vêm ganhando centralidade nas políticas educacionais atuais.

Biografia do Autor

Graciele Lipsuch, Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO, mestranda em educação (PPGE/ UNICENTRO). Bolsista CAPES. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).
Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO
Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em educação pela UFPR, Pós Doutora pela UEPG. Professora do Departamento de pedagogia, e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGE/UNICENTRO). Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).
Publicado
2020-10-08
Como Citar
LipsuchG.; Fernandes LimaM. POLÍTICAS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO: O QUE MUDA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)?. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-15, 8 out. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica