O currículo de Educação Física no Ensino Médio do estado de São Paulo na voz dos professores: uma avaliação pré-reforma

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Gabriel Francisco Zago Pacheco
Sérgio Roberto Silveira
https://orcid.org/0000-0001-9171-0777

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar percepções de professores de Educação Física do ensino médio do Estado de São Paulo acerca do currículo, em face das próprias experiências e possíveis impactos na reforma curricular. Interpretaram-se através de estatística descritiva e análise de conteúdo as respostas online de 53 professores, analisando: utilização do currículo, reforma do ensino médio (BRASIL, 2018) e identidade da Educação Física (TANI, 2011). Constatou-se que professores apreendem o currículo em função dos conteúdos, especialmente, “esporte” e “saúde”, entendendo ser esta a principal ênfase de uma revisão. Presumiu-se uma situação de conflito para a educação física no ensino médio com a reforma curricular, dado seu enquadramento na área de Linguagens, a ausência de um delineamento epistemológico, e a necessidade de considerar como pensam e atuam seus atores na prática docente.
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Currículo, Prática Docente

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Como Citar
PACHECO, G. F. Z.; SILVEIRA, S. R. O currículo de Educação Física no Ensino Médio do estado de São Paulo na voz dos professores: uma avaliação pré-reforma. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-21, 20 mar. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel Francisco Zago Pacheco, Escola de Educação Física e Esporte USP

Possui mestrado em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Professor de Educação Física no município de São Paulo - EEFE-USP

Sérgio Roberto Silveira, Escola de Educação Física e Esporte USP

Possui pós-doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo –EEFE-USP e Universidade Estadual Paulista – UNESP; Professor assistente junto ao Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo humano da EEFE-USP.