O currículo de Educação Física no Ensino Médio do estado de São Paulo na voz dos professores: uma avaliação pré-reforma

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Francisco Zago Pacheco
Sérgio Roberto Silveira
https://orcid.org/0000-0001-9171-0777

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar percepções de professores de Educação Física do ensino médio do Estado de São Paulo acerca do currículo, em face das próprias experiências e possíveis impactos na reforma curricular. Interpretaram-se através de estatística descritiva e análise de conteúdo as respostas online de 53 professores, analisando: utilização do currículo, reforma do ensino médio (BRASIL, 2018) e identidade da Educação Física (TANI, 2011). Constatou-se que professores apreendem o currículo em função dos conteúdos, especialmente, “esporte” e “saúde”, entendendo ser esta a principal ênfase de uma revisão. Presumiu-se uma situação de conflito para a educação física no ensino médio com a reforma curricular, dado seu enquadramento na área de Linguagens, a ausência de um delineamento epistemológico, e a necessidade de considerar como pensam e atuam seus atores na prática docente.


Palavras-chave: Educação Física Escolar, Currículo, Prática Docente

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PACHECO, G. F. Z.; SILVEIRA, S. R. O currículo de Educação Física no Ensino Médio do estado de São Paulo na voz dos professores: uma avaliação pré-reforma. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15233.010. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15233. Acesso em: 26 jun. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel Francisco Zago Pacheco, Escola de Educação Física e Esporte USP

Possui mestrado em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Professor de Educação Física no município de São Paulo - EEFE-USP

Sérgio Roberto Silveira, Escola de Educação Física e Esporte USP

Possui pós-doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo –EEFE-USP e Universidade Estadual Paulista – UNESP; Professor assistente junto ao Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo humano da EEFE-USP.