EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, POLÍTICA EDUCACIONAL E PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Palavras-chave: Teoria Crítica da Sociedade; Enem; Política Educacional

Resumo

Neste trabalho objetiva-se compreender a relação entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os princípios educacionais mobilizados na esfera política, mediante a análise das competências e habilidades exigidas na avaliação, tendo como parâmetro a Teoria Crítica da Sociedade. A análise realizada deixa perceber que se trata de uma forma de atender aos interesses do capital financeiro globalizado que exalta o individualismo em prol da manutenção da sociedade que impede o fortalecimento do indivíduo. O Enem, como expressão da política educacional brasileira, corrobora uma concepção formativa voltada para ajustar os sujeitos aos anseios e aos valores da sociedade vigente, cujo desenvolvimento do humano não é prioridade, portanto, participa da crise da formação. Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade. Enem. Política Educacional.

Biografia do Autor

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá UEM). Professora no Departamento de Teoria e Prática na UEM. Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial. Professora do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) pela UEM e foi formadora do PACTO pela Alfabetização na Idade Certa pela UEM.
Maria Terezinha Bellanda Galuch, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Graduada em Pedagogia, especialista em Metodologia do Ensino e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação: História, Política, Sociedadepela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio de Pós-doutorado noInstituto de Psicologia da USP. É professora Associada da Universidade Estadual de Maringá.
Vinícius Adriano de Freitas, Rede Municipal de Ensino de Cianorte/PR
Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Pedagogia e em Filosofia (UEM), com habilitação em Gestão Educacional e Especialização em Filosofia: Teorias do Conhecimento (UEM). Pós-graduado (especialização) em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É docente da Rede Municipal de Ensino da cidade de Cianorte/PR e Professor Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional de Cianorte (CRC).
Publicado
2020-06-30
Como Citar
Brasilio Santa BárbaraR.; Bellanda GaluchM. T.; Adriano de FreitasV. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, POLÍTICA EDUCACIONAL E PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-14, 30 jun. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica