CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.403412

  • Rafaela Stopa UENP - Campus Jacarezinho PR - Centro de Letras, Comunicação e Artes
Palavras-chave: Metodologia de ensino. Letramento literário. Texto literário

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem de textos literários realizada com alunos de três turmas de 6ª série do Ensino Fundamental, por meio da estratégia presente no livro Letramento literário: teoria e prática, de Rildo Cosson (2006). A proposta surgiu após visitas à biblioteca escolar, quando foi constatado o baixo interesse dos alunos pela obra de Monteiro Lobato. Tendo em vista a possibilidade que a sequência básica, proposta por Cosson, abre para um enfoque intertextual, ela foi aplicada a partir do texto “A cigarra e a formiga” e suas variadas revisitações, com destaque especial para o livro Fábulas, de Lobato, o primeiro a revitalizar o discurso moralista comumente presente nesse gênero. A abordagem aprimora o olhar crítico do aluno ao ler textos considerados clássicos, em contraponto com as releituras que os autores modernos fazem desses temas, inclusive com o uso de gêneros variados e de ilustrações.

Biografia do Autor

Rafaela Stopa, UENP - Campus Jacarezinho PR - Centro de Letras, Comunicação e Artes
Depto. de Letras - Área: literatura brasileira e produção textualCeletista, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40 
Publicado
2010-08-02
Como Citar
StopaR. CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.403412. Olhar de Professor, v. 12, n. 2, p. 403-412, 2 ago. 2010.
Seção
Artigos