TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401

  • Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Leitura, Sentido, Formação

Resumo

O presente trabalho pretende abordar a importância do uso do texto literário em uma turma de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense como veículo de (re)leitura de sentidos sobre práticas instituídas de formação do professor e processos envolvidos nas relações do ensinar e do aprender. Para isso será realizado uma análise do relato de alunos oriundos de diversos cursos a partir da leitura e discussão do conto “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe. A possibilidade de estabelecer relações entre a temática do conto e as experiências do contexto escolar viabiliza um canal de expressão capaz de afetar o leitor emocional e cognitivamente, oferecendo novas oportunidades de análise de tais experiências. Aqui o potencial simbólico de contos e crônicas da literatura universal será compreendido na perspectiva de Walter Benjamin sobre a narrativa e a leitura compreendida como uma experiência subjetiva e estética nomeada pelo jovem Vygotsky de crítica de leitor.

Biografia do Autor

Eda Maria de Oliveira Henriques, Universidade Federal Fluminense
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, departamento de Fundamentos pedagógicos, àrea Educação, disciplina Psicologia da Educação. Atualmente prestando colaboração técnica ( interinstitucional) na Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teorias e Fundamentos, atuando na graduação e pós-graduação. 
Publicado
2010-08-02
Como Citar
HenriquesE. M. de O. TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE LEITURA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.389401. Olhar de Professor, v. 12, n. 2, p. 389-401, 2 ago. 2010.
Seção
Artigos