Análise da efetividade do Ensino Médio com mediação tecnológica no estado de Rondônia

Main Article Content

Samuel dos Santos Junio
https://orcid.org/0000-0003-1500-4939
Jenerson Queiroz Lima Duarte
Lady Day Pereira de Souza

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a efetividade do programa Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMTEC) no Estado de Rondônia no período de 2016 a 2018. O referencial teórico que embasa o estudo traz temas como a legislação que institui o ensino médio, o projeto do Ensino Médio com Mediação Tecnológica e a operacionalização do projeto. Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental dos relatórios e dos documentos oficiais, principalmente a pesquisa realizada por um determinado órgão de controle do Estado de Rondônia. Os resultados indicam que o EMMTEC contribuiu para o aumento das matrículas da população de 15 a 17 anos, pois consegue atingir as comunidades de difícil acesso que antes não possuíam todos os professores dos componentes curriculares. A efetividade do EMMTEC se constitui na sua contribuição para a universalização do ensino médio e para o aumento das matrículas nos cursos técnicos concomitantes ao ensino médio.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
SANTOS JUNIO, S. DOS; QUEIROZ LIMA DUARTE, J.; PEREIRA DE SOUZA, L. D. Análise da efetividade do Ensino Médio com mediação tecnológica no estado de Rondônia. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-20, 6 mar. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Samuel dos Santos Junio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia / Professor EBTT

Doutor em Ciências da Educação - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - Portugal. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2017), possui Especialização em Educação Empreendedora pela PUC-Rio (2017) e Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ouro Preto do Oeste - FAOURO (2011), possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia campus Porto Velho Zona Norte. Participante dos grupos de pesquisa: GEPED (Grupo de Pesquisa em Educação a Distância) e GEPISA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia).

Jenerson Queiroz Lima Duarte, Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte

Especialização em Planejamento Estratégico na Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil(2019). Possui graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO. É assessor Técnico do Ministério Público do Estado de Rondônia , Brasil.  Atualmente trabalha no Ministério Público do Estado de Rondônia. É membro do Grupo de Pesquisa de Educação à Distância - GEPED. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA. Possui afinidades com os seguintes temas: evasão, educação a distância, indicadores, e políticas públicas. 

Lady Day Pereira de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia: Porto Velho

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Educação a Distância pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Gestão de Serviços em Saúde e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GPED e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA. Coordenadora de Pesquisa e Inovação no Campus Porto Velho Zona Norte-IFRO. Atua na área de Políticas Pública, Desenvolvimento Regional, Gênero, Empreendedorismo, Sustentabilidade, e, Educação a Distância.