CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: ORIGENS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.207231

Conteúdo do artigo principal

Adriana Regina Santos
Alípio Dias Casali

Resumo

A presente pesquisa, intitulada Currículo e Educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea, tem como objetivo fazer uma análise crítica em relação à origem e ao contexto do currículo, tendo como parâmetro o pensamento pedagógico brasileiro, podendo, dessa maneira, perceber as ideologias, valores e relações de poder presentes no contexto educacional, bem como suas implicações na formação do professor e no  cotidiano escolar. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se, como metodologia de pesquisa, a abordagem qualitativa, tendo como parâmetro a pesquisa bibliográfica. Por meio dele, foi possível perceber que o contexto histórico do currículo e do pensamento pedagógico brasileiro estão permeados de ideologias, relações de poder, valores e concepções diferenciadas em relação ao processo educacional como um todo. Isso posto, o discurso e a construção curricular no Mundo e no Brasil não se deram sob uma única ideologia, mas sob a influência de tendências, objetivos e interesses diferentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, A. R.; CASALI, A. D. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: ORIGENS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.207231. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 207–231, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i2.207231. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Adriana Regina Santos, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Atualmente é doutoranda em educação, bolsista pela Capes na área de Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora na Universidade Norte do Paraná e professora titular da Universidade Estadual de Londrina, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, Didática, Currículo, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem, Educação e Tecnologia e Avaliação da Aprendizagem. Atualmente é coordenadora do curso de Pós Graduação em Metodologia da Ação Docente, na Universidade Estadual de Londrina. Atua como docente em cursos de Pós Graduação na área de educação e ministra cursos referentes à formação de professores. Participou como pesquisadora master no Projeto Aprova Brasil - O Direito de Aprender: Boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil em parceria com o MEC, INEP e UNICEF no ano de 2005 e 2006.

Alípio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Concluiu Graduação em Filosofia (1971) e em Letras (1972) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira; especialização em Educação e Desenvolvimento no Terceiro Mundo pela Universidade de Genebra (1978); mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979); doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); pós-doutorado em Educação pela Universidade de Paris (1995). Foi Vice-Reitor da PUC-SP (1984-1988). Foi Secretário Municipal na Cidade de São Paulo (1989-1992). Atualmente é Professor Titular na Pós-Graduação em Educação / Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área de Educação, com ênfase em Epistemologia, Currículo, Cultura e Ética. Atua como Consultor sobre Ética Empresarial junto a empresas públicas e privadas.