Euzinho: o olhar das crianças e o registro de experiência acerca da selfie e do autorretrato DER BLICK DER KINDER UND DIE REGISTRIERUNG DER ERFAHRUNG ÜBER SELBST

Conteúdo do artigo principal

Marsiel Pacífico
http://orcid.org/0000-0002-2013-2073
Marcia Barbosa da Silva
Valdir Heitkoeter de Melo Junior
https://orcid.org/0000-0002-3503-007X

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados alcançados no decorrer do desenvolvimento da oficina Euzinho, aplicada na Escola Municipal Professora Juventina Betim da Silva, em Telêmaco Borba/PR. As atividades realizadas são parte do cronograma estipulado pelo Projeto de Extensão LUME (Laboratório e Núcleo de Estudos de Mídia e Educação), inerente ao programa Universidade Sem Fronteiras. O tema da oficina foi alicerçado em dois motes: selfie e autorretrato. A partir de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, foram realizadas discussões temáticas oriundas de revisão bibliográfica, exposição de obras artísticas, desenvolvimento e aplicação de técnicas de retrato em pintura e, em registro fotográfico, buscou-se problematizar a utilização contemporânea midiática e reificada das selfies, oferecendo como contraponto a possibilidade de autorretratos potencializados de autonomia e expressividade artística, no intento de um processo emancipatório e de questionamento crítico do uso das mídias na atualidade, sobretudo para o público considerado jovem ou infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PACÍFICO, M.; DA SILVA, M. B.; HEITKOETER DE MELO JUNIOR, V. . Euzinho: o olhar das crianças e o registro de experiência acerca da selfie e do autorretrato: DER BLICK DER KINDER UND DIE REGISTRIERUNG DER ERFAHRUNG ÜBER SELBST. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.15089.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15089. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da UEMS/Jardim

Valdir Heitkoeter de Melo Junior, SED/SC

Mestrando em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).