Euzinho: o olhar das crianças e o registro de experiência acerca da selfie e do autorretrato DER BLICK DER KINDER UND DIE REGISTRIERUNG DER ERFAHRUNG ÜBER SELBST

Main Article Content

Marsiel Pacífico
http://orcid.org/0000-0002-2013-2073
Marcia Barbosa da Silva
Valdir Heitokoeter de Melo Junior

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados alcançados no decorrer do desenvolvimento da oficina Euzinho, aplicada na Escola Municipal Professora Juventina Betim da Silva, em Telêmaco Borba/PR. As atividades realizadas são parte do cronograma estipulado pelo Projeto de Extensão LUME (Laboratório e Núcleo de Estudos de Mídia e Educação), inerente ao programa Universidade Sem Fronteiras. O tema da oficina foi alicerçado em dois motes: selfie e autorretrato. A partir de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, foram realizadas discussões temáticas oriundas de revisão bibliográfica, exposição de obras artísticas, desenvolvimento e aplicação de técnicas de retrato em pintura e, em registro fotográfico, buscou-se problematizar a utilização contemporânea midiática e reificada das selfies, oferecendo como contraponto a possibilidade de autorretratos potencializados de autonomia e expressividade artística, no intento de um processo emancipatório e de questionamento crítico do uso das mídias na atualidade, sobretudo para o público considerado jovem ou infantil.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
PACÍFICO, M.; DA SILVA, M. B.; HEITOKOETER DE MELO JUNIOR, V. Euzinho: o olhar das crianças e o registro de experiência acerca da selfie e do autorretrato. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-17, 6 mar. 2021.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da UEMS/Jardim