MOBILIDADE INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Aprendizagem Discente. Formação Inicial. Intercâmbio.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma investigação cujo objetivo geral consiste em analisar as convergências e divergências entre as mobilidades internacionais do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Programa Ibero-Americanas e do Programa Erasmus, presentes na formação docente e que são desenvolvidas em Portugal. Como metodologia de pesquisa utilizamos a metodologia comparada, composta das fases: Descritiva, Interpretativa, Justaposição e Comparativa. A partir da análise dos dados percebemos a importância das políticas públicas de incentivo à formação docente, posto que estas auxiliam as instituições responsáveis pela qualificação destes profissionais a oferecerem uma formação inicial mais qualificada e que atenda novas demandas educativas da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor na área de Políticas Públicas de Formação Docente realizado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU) Mestrado Profissional. Autor das Coleções Saber Matemática e Fazer Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (2013/2016). Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (2010 a 2018).
Letícia Araújo Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Graduada em Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia, com período sanduíche na Universidade de Coimbra através do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI. Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Publicado
2020-09-23
Como Citar
MarimV.; RodriguesL. A. MOBILIDADE INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE . Olhar de Professor, v. 23, p. 1-18, 23 set. 2020.