O papel da mobilidade internacional na formação docente: estudo comparado entre Brasil e Portugal

Conteúdo do artigo principal

Vlademir Marim
https://orcid.org/0000-0002-4754-8802
Letícia Araújo Rodrigues
https://orcid.org/0000-0003-1818-3688

Resumo

Este trabalho é resultado de uma investigação cujo objetivo geral consiste em analisar as convergências e divergências entre as mobilidades internacionais do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Programa Ibero-Americanas e do Programa Erasmus, presentes na formação docente e que são desenvolvidas em Portugal. Como metodologia de pesquisa utilizamos a metodologia comparada, composta das fases: Descritiva, Interpretativa, Justaposição e Comparativa. A partir da análise dos dados percebemos a importância das políticas públicas de incentivo à formação docente, posto que estas auxiliam as instituições responsáveis pela qualificação destes profissionais a oferecerem uma formação inicial mais qualificada e que atenda novas demandas educativas da sociedade contemporânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARIM, V.; RODRIGUES, L. A. O papel da mobilidade internacional na formação docente: estudo comparado entre Brasil e Portugal. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15041.209209223758.0326. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15041. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor na área de Políticas Públicas de Formação Docente realizado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU) Mestrado Profissional. Autor das Coleções Saber Matemática e Fazer Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (2013/2016). Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (2010 a 2018).

Letícia Araújo Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduada em Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia, com período sanduíche na Universidade de Coimbra através do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI. Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.