EDUCAÇÃO DO CAMPO E MST

Conteúdo do artigo principal

Fernando Henrique Tisque dos Santos
Maria Antônia de Souza

Resumo

A participação dos movimentos sociais do campo, em especial do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), na elaboração de uma proposta de educação orientada para seus interesses é crescente desde a década de 1980, bem como a reivindicação da construção de escolas públicas em assentamentos de Reforma Agrária. Este trabalho é parte da pesquisa que teve como intenção aprofundar a discussão sobre Educação do Campo no Brasil e, em especial, no estado do Paraná. Foram utilizadas como fundamentação teórica obras que discutem os movimentos sociais, os movimentos sociais do campo, a formação do MST no Brasil e a proposta pedagógica do MST. As experiências de luta do MST pela terra contribuíram para a construção de uma pedagogia que valoriza as diferenças histórico-culturais do homem do campo. Nessa perspectiva, a Educação do Campo está em movimento de (re) construção, tendo emvista que as experiências não são ações isoladas e encontram-se num intenso exercício entre prática-teoriaprática. No estado do Paraná constatamos que a ação dos movimentos sociais tem sido fundamental para que o governo desenvolva a preocupação com a educação do campo, a exemplo dos seminários de educação do campo que já foram realizados e das iniciativas no âmbito da formação de professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS, F. H. T.; DE SOUZA, M. A. EDUCAÇÃO DO CAMPO E MST. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1496. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Maria Antônia de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990 licenciatura e 1991 bacharelado). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É professora Associado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde trabalhou no Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas no período de agosto de 1999 a outubro de 2004. Atualmente coordena a linha de pesquisa Movimentos Sociais, Práticas Educativas e Cidadania e é professora da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação do curso de Pedagogia, na referida Universidade. É professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) desde fevereiro de 2002. Trabalha no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação com a disciplina Prática de Pesquisa. Orienta mestrado na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Esteve na na vice-coordenação do Programa no período de maio de 2004 a fevereiro de 2008. Na graduação em Pedagogia trabalha com a disciplina Metodologia da Pesquisa: Produção Científica. Desenvolve pesquisa sobre movimentos sociais e educação do campo e, práticas pedagógicas e pesquisa em educação. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema movimentos sociais, educação do campo e pesquisa em educação. É pesquisadora do CNPq (Produtividade em Pesquisa).