AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS EM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM A PROVA BRASIL

  • Ildenice Lima Costa Universidade de Brasília - UnB
  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Avaliação em Larga Escala. Educação Matemática. Prova Brasil.

Resumo

O presente artigo visa analisar as concepções e as práticas avaliativas em matemática dos docentes dos anos iniciais de uma escola pública no Distrito Federal - Brasil, a partir de um estudo de caso no qual os participantes da pesquisa foram os professores do 5º ano desta instituição. A utilização de entrevistas semiestruturadas, questionários, roteiros de observações e análise documental permitiram a captação dos dados para a análise qualitativa. Ponderamos acerca da necessidade de ampliar as concepções dos docentes sobre o uso das avaliações em matemática, por meio de ações de formação continuada, a fim de superar: as dimensões curriculares propostas pelos descritores das avaliações em larga escala, a alienação dos docentes e a transmissão mecanizada de conhecimentos.

Biografia do Autor

Ildenice Lima Costa, Universidade de Brasília - UnB
Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Universidade de Brasília. Possui especialização em Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense - RJ e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, em Anápolis, GO. Pedagoga pela Universidade de Brasília. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF.
Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília - UnB
Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela mesma univeridade. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, orientando pesquisas nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em educação.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
CostaI. L.; GontijoC. H. AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS EM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM A PROVA BRASIL. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-17, 20 nov. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica