O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Conteúdo do artigo principal

Sandra Mara Fulco Pirola
Maria Cecília Carareto Ferreira

Resumo

No presente artigo discute-se a questão da indisciplina em sala de aula, alertando-se para o fato de que este fenômeno parece estar se constituindo em mais um argumento, entre outros, favorecedor da exclusão dos alunos na escola. A história da educação mostra que, em diferentes épocas, os professores idealizam e buscam a disciplina e a homogeneização em sala de aula. O discurso sobre o mau comportamento e a dificuldade de aprendizagem recai, muitas vezes, sobre os alunos e suas famílias, culminando em encaminhamentos diversos. Sobre a indisciplina, os professores apresentam uma visão limitada e restrita desse comportamento, o que exime a escola de qualquer responsabilidade sobre o problema. Essas atitudes denotam uma ausência de clareza de pressupostos, por parte de professores, em relação à função da escola e a visão que têm de sua ação pedagógica. Desse modo, entendendo a indisciplina como um traço constituído a partir das interações que se estabelecem no espaço social da escola, defende-se no texto o fato de que pensar sobre a indisciplina, é pensar na necessidade de se atuar na formação continuada de professores. Para tanto, apontam-se as situações grupais e compartilhadas pelos educadores e pesquisadores nas escolas como sendo um caminho propiciador de reflexões e mudanças. Somente a partir do conhecimento da epistemologia da prática profissional que desenvolvem, os professores poderão fazer uma leitura diferente e menos limitada de um problema tão desafiador como a indisciplina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PIROLA, S. M. F.; FERREIRA, M. C. C. O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1489. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo