Gênero, masculinidade e magistério: horizontes de pesquisa

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José Luiz Ferreira
Maria Eulina Pessoa de Carvalho

Resumo

O magistério da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental é um campo feminizado, sendo raros os estudos empíricos sobre a docência nele exercida por homens. Este texto objetiva refletir sobre essa questão a partir das categorias gênero e masculinidade, entendidas como construções sociais e históricas, pressupondo-se a possibilidade de reconstruções cotidianas das identidades de homens, mulheres e docentes. Considerar a docência masculina no espaço escolar majoritariamente feminino remete à discussão sobre novas identidades masculinas e femininas e sobre o próprio exercício da docência, na direção de uma sociedade não-sexista e da eqüidade de gênero.

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Como Citar
FERREIRA, J. L.; DE CARVALHO, M. E. P. Gênero, masculinidade e magistério: horizontes de pesquisa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1458. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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