Educação, formação profissional docente e os paradigmas da ciência

Conteúdo do artigo principal

Ana Cristina Gipiela Pienta
Danilene Donin Berticelli
Maria Dogmar da Rocha Gaspar
Marilda Aparecida Behrens

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre os paradigmas da ciência e o desafio da educação. A educação vive diversas crises resultantes de tendências pedagógicas que historicamente permearam as práticas de ensino e aprendizagem. No texto, procuramos identificar as influências e manifestações dos paradigmas da ciência no pensamento e nas práticas pedagógicas. Relatamos a nítida presença do pensamento newtoniano cartesiano influenciando as pedagogias conservadoras, conferindo ao trabalho pedagógico a função reprodutora do conhecimento, através de práticas fragmentadas e mecanicistas. Em seguida, propomos a superação desse modelo por meio da aliança entre paradigmas inovadores com características progressistas, fundamentadas no paradigma da produção do conhecimento. Mostramos que, aliando dimensões anteriormente dissociadas, como razão e emoção, é possível cumprir o compromisso com a formação do indivíduo sistêmico, a qual supera o modelo exclusivamente intelectual. Concluindo a reflexão, nos questionamos: o que está faltando para que o profissional da educação esteja apto a atuar sem sofrer as conseqüências dessas mudanças? O que precisa ser feito para que sociedade e escola andem lado a lado na busca de uma formação que prepare o aluno para a ciência e para a paz? Apontamos, portanto, a necessidade de reflexão acerca das práticas de formação de professores e a urgência de ações coerentes com as propostas pelos paradigmas inovadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PIENTA, A. C. G.; BERTICELLI, D. D.; GASPAR, M. D. da R.; BEHRENS, M. A. Educação, formação profissional docente e os paradigmas da ciência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1442. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo