CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

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Lucas Bueno Siqueira
Tathiane Milaré
Fernanda Vilhena Mafra Bazon

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o sistema de atribuição de aulas da Secretaria Estadoual da
Educação de São Paulo e sua interface com a as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores
de 2015. A abordagem metodológica foi fundamentada no materialismo histórico dialético, partindo da análise
documental, tendo como base teórica os pressupostos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Dentre os resultados
obtidos estão a contradição entre aquilo que é ideal no sistema educacional, pautado nos instrumentos legislativos
e nas discussões atuais em educação, a precarização das condições de trabalho dos professores atuantes na rede
pública e a ínfima exigência na formação daqueles que atuam no ensino público paulista.

Detalhes do artigo

Como Citar
SIQUEIRA, L. B.; MILARÉ, T.; BAZON, F. V. M. CONTRADIÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS NO SISTEMA DE ATRIBUIÇÕES DE AULAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14193. Acesso em: 29 jun. 2022.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática
Biografia do Autor

Lucas Bueno Siqueira, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Educação Científica e
Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo.
Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento
pela Universidade Presbiteriana Mackenzie , doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e Pós doutora
pelo programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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