Possibilidades Formativas e Investigativas de Casos de Ensino

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Maévi Anabel Nono
Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Resumo

Casos de ensino têm sido apontados como ferramentas de grande valor formativo e investigativo de processos de desenvolvimento profissional docente. Neste artigo, discutimos dados referentes a uma pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, que teve como objetivo investigar possibilidades dos casos de ensino (HAMMERNESS; DARLING-HAMMOND; SHULMAN, L., 2002; MARCELO GARCIA; MAYOR RUIZ; SÁNCHEZ MORENO, 2002; MIZUKAMI, 2000; SHULMAN, J., 2002) enquanto instrumentos capazes de evidenciar e interferir nos conhecimentos profissionais de professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Estudos têm evidenciado a importância que os anos de início na carreira docente possuem nos processos de formação (TARDIF; RAYMOND, 2000; TARDIF, 2002; ABARCA, 1999). Nessa investigação, três professoras principiantes analisaram casos de ensino que contemplavam situações escolares enfrentadas por diferentes professoras e, além disso, elaboraram um caso de ensino a partir de situações vividas nos anos iniciais da carreira docente, no período 2003/2004. Focalizamos, aqui, especificamente, o potencial formativo e investigativo da metodologia de elaboração de casos de ensino que, nesse estudo, possibilitou que professoras iniciantes evidenciassem conhecimentos profissionais e se envolvessem em processos de reflexão em torno de tais conhecimentos.

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Como Citar
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G. N. Possibilidades Formativas e Investigativas de Casos de Ensino. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1419. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo