Políticas educacionais: da escola multisseriada à escola nucleada

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José Fagundes
Adair Cesar Martini

Resumo

Este trabalho analisa o processo de transição da escola multisseriada para a escola nucleada, decorrente das políticas educacionais levadas a efeito ao longo da década de 80 no estado de Santa Catarina. Para tanto, resgata a trajetória da escola multisseriada ou unidocente, acompanha o projeto de nucleação, atendendo-se mais especificamente, ao caso do município de Seara-SC. Através de entrevistas são captados os posicionamentos do protagonistas (alunos, pais, professores, ...) e dimensionando o impacto cultural, sofrido pela comunidade, com a extinsão das escolas multisseriadas. Por fim, mostra a importância que estas representaram, mormente para o meio rural, e aponta as virtualidades e perspectivas de escola nucleada.

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Como Citar
FAGUNDES, J.; MARTINI, A. C. Políticas educacionais: da escola multisseriada à escola nucleada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1394. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo