Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar

Conteúdo do artigo principal

Luciana Esmeralda Ostetto
https://orcid.org/0000-0002-1948-5090
Marta Nidia Varella Gomes Maia
https://orcid.org/0000-0003-1095-9592

Resumo

Entre os desafios implicados no ofício de fazer formação docente para a Educação Infantil, este artigo fala de olhares e de possibilidades. Toma como pressuposto que construir um olhar sensível, comprometido com as crianças, é um imenso e necessário aprendizado para o profissional da Educação Infantil. Além disso, considera que observar, interpelar o real, registrar, para gerar reflexões e análises que rompam com o enquadramento determinista da realidade, são ações que contribuem para o estagiário-professor em formação apreender (lições sobre) o ofício da docência. Mirando possibilidades, este texto pretende compartilhar questões e proposições articuladas no processo de acompanhar e orientar estudantes no estágio curricular em Educação Infantil do curso de Pedagogia. Na narrativa constituída, as vozes de estudantes-estagiários são também visibilizadas, de forma a contribuir para amplificar sentidos e reafirmar caminhos nos quais a centralidade do olhar sensível, e seu aprendizado, projeta-se como essencialidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OSTETTO, L. E.; MAIA, M. N. V. G. Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar. Olhar de Professor, [S. l.], v. 22, p. 1–14, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.22.0005. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935. Acesso em: 29 maio. 2022.
Seção
Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: Perspectivas e Práticas
Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. Universidade Federal Fluminense.

Marta Nidia Varella Gomes Maia, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense-UFF. Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte.