Expediente

Beatriz Gomes Nadal
Expediente do volume 20(2)

Métricas

Carregando Métricas ...

Editorial

EDITORIAL

EDITORIAL

Olhar de Professor, vol. 20, núm. 2, 2017

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Caros leitores e leitoras!

No número 20(2) da Revista Olhar de Professor vocês encontrarão importantes discussões sobre métodos de pesquisa, financiamento da educação, programas que articulam as áreas da Saúde e da Educação, o trabalho pedagógico dos gestores nas escolas públicas, a formação docente, o ensino voltado ao idoso, o desenvolvimento psicomotor de crianças, a teoria curricular, práticas de currículo, sexualidade e gênero, a educação de surdos e a educação em agroecologia nas escolas. Os artigos apresentados abordam diferentes temas relacionados ao campo educacional, que contribuem para reflexões e debates envolvendo o currículo, as práticas e as políticas educacionais.

Em seu artigo Método de caso como ferramenta de ensino para integração entre a teoria acadêmica e a prática empresarial, Elizângela Silva Almeida e outros autores investigam o método do Estudo de Caso como disciplina curricular em uma instituição de ensino superior de Administração de Empresas do Brasil. Os estudos dos autores indicaram que esse método promove maior integração entre teoria e prática, pois os alunos assumem papeis como gestores e tomam decisões, considerando a complexidade do mundo empresarial.

O artigo de Ivair Fernandes de Amorim, Reflexões sobre o financiamento educacional: uma revisão crítica dos avanços e retrocessos do investimento em educação básica no Brasil, apresenta uma revisão da literatura sobre financiamento educacional e a legislação vigente, estabelecendo uma crítica às políticas públicas de financiamento da educação. Por meio de seus estudos, Amorim indica uma situação paradoxal sobre o tema na qual observa-se, por um lado, políticas de forte contingenciamento, que ameaçam as conquistas obtidas nos últimos anos e, por outro, a pressão da sociedade civil organizada, ressaltando a necessidade do compromisso com a democratização da escola pública brasileira.

Nas investigações que realiza sobre O programa de Saúde na Escola e a aprendizagem dos alunos da Educação Básica, Maria Adélia Costa verifica se a integração multidisciplinar favorece a melhoria do processo ensino-aprendizagem e a qualidade de vida dos estudantes matriculados em escolas públicas. A autora constatou que houve melhoria no desempenho dos estudantes no município que adotou o programa de articulação entre a Saúde e a Educação.

Wender Faleiro e Roberto Valdes Puentes apresentam o artigo Olhares sobre os gestores da rede estadual de ensino de Uberlândia/MG, no qual investigam como os gestores do Ensino Médio de escolas públicas gerem as atividades pedagógicas do ambiente escolar. Os autores concluem que a gestão escolar necessita ser, de fato, democrática, investindo na prática de atividades coletivas, colaborativas, de pesquisa e de formação de todos os atores educacionais.

Em seu texto, intitulado Formação docente no contexto da internacionalização das políticas educacionais, Altair Alberto Fávero e Evandro Consaltér discutem as formas antagônicas de conceber o processo educativo, geradas pela internacionalização das políticas educacionais: de um lado, consideram-se as necessidades das escolas, dos alunos e da comunidade; de outro, atende-se aos interesses de órgãos como FMI, OCDE e Banco Mundial, dando prioridade ao desempenho individual das escolas e dos alunos, com mecanismos de seleção e exclusão. Em suas análises, os autores advertem para a perda de sentido e de identidade da profissão docente, além de prejuízos de ordem qualitativa e quantitativa à educação e às políticas de formação de educadores como consequência dessa situação.

Marina Holanda Kunst, em seu texto Os desafios de ministrar aulas para idosos/as, discute o ensino da língua espanhola para idosos, como forma de fortalecê-los, além de propiciar a troca de experiências entre aluno e professor. Ao refletir sobre a utilização do material didático utilizado nas aulas, a autora verificou a necessidade de novas ferramentas para a aprendizagem da língua, que motivassem e envolvessem os alunos.

No artigo de Patrícia Pedron, Perfil psicomotor de crianças em situação de risco social e com dificuldades na alfabetização, a autora faz uma avaliação do grau de desenvolvimento motor de crianças em situação de risco social de uma escola pública, cujo IDEB encontra-se abaixo da média. Os estudos de Pedron apontaram atrasos no desenvolvimento motor das crianças, no que se refere ao esquema corporal e à estruturação espacial, além do predomínio da lateralidade cruzada entre as crianças, concluindo que os déficits em parâmetros psicomotores podem estar relacionados às dificuldades de aprendizagem e à baixa taxa de alfabetização.

Ao abordar as críticas feitas por Tomaz Tadeu da Silva à teoria curricular crítica, Márden De Pádua Ribeiro, em seu artigo Fim do sujeito? Crítica aos extremos pós-modernos e pós-estruturais da teoria curricular, questiona a posição adotada pelo autor ao condenar essa teoria à estagnação e ao determinismo. Em seus estudos, Ribeiro defende possibilidades de diálogo entre as concepções críticas, pós-modernas e pós-estruturais, trazendo uma discussão conceitual acerca das distinções entre pós-modernismo e pós-estruturalismo.

Adriana Almeida Veiga e Joe de Assis Garcia fazem um estudo sobre as Práticas inovadoras de currículo na Escola Barco de Madhyapara-Chalanbeel, Bangladesh, objetivando a análise da trajetória histórica do “barco escola” e suas práticas inovadoras no currículo. Com esse propósito, Veiga e Garcia descrevem a proposta curricular mediante a produção de autores que discutem sobre inovação educacional e currículo.

No artigo Sexualidade e gênero nos cursos de formação docente: utilizando a oficina enquanto recurso didático, Maria Salete Zufelato Vencel e Rita de Cássia Petrenas analisam o que ocorre em sala de aula quando o assunto se refere à temática de gênero, após a realização de uma oficina oferecida a alunos de cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física. As autoras observaram que os alunos dos cursos de licenciatura conhecem muito pouco sobre a temática da sexualidade e gênero, manifestando uma visão biologizante sobre o assunto, e imaturidade para um debate mais incisivo a respeito da temática.

O artigo Um olhar sobre as contribuições de Lev Vigotski à educação de surdos, de Daniele Siqueira Veras e Ana Cristina Silva Daxenberger, traz indagações sobre as contribuições de Vigotski para a Educação de Surdos dentro de seus pressupostos básicos e dos fundamentos da Defectologia. Na conclusão de seus estudos, Veras e Daxenberger destacam os conceitos de compensação social, deficiência primária e secundária e os caminhos alternativos para o desenvolvimento.

Thaile Cristina Lopes Vieira, em seu artigo Experiências de educação em agroecologia em escolas itinerantes e de assentamento vinculadas ao MST no Paraná: a função social da escola na construção da agroecologia, busca compreender como se materializa o movimento de incorporação da agroecologia no trabalho educativo da escola, por meio da análise de experiências desenvolvidas em seis escolas vinculadas ao MST no Paraná. Nesse estudo, Vieira explicita a relação necessária entre educação e trabalho para a emancipação humana.

HMTL gerado a partir de XML JATS4R por