Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?

Conteúdo do artigo principal

Celia Finck Brandt
Joseli Almeida Camargo

Resumo

A pesquisa intervenção visa investigar a compreensão das crianças de 3ª e 4ª série, dos professores em serviço e das alunas do magistério, do valor posicional presente no Sistema de Numeração Decimal (S.N.D.). Tem por objetivos: identificar a compreensão dos sujeitos da estrutura de base dez; verificar as possibilidades para a construção da composição aditiva; avaliar as interferências dos rótulos verbais na construção da composição aditiva; identificar a compreensão da representação escrita correlacionada à compreensão do valor posicional; e interferir com proposições de situações de aprendizagem que permitam a compreensão significativa de todos os sujeitos envolvidos. A investigação compreendeu 14 testes propostos a crianças de 3ª e 4ª série de escolas públicas de Ponta Grossa, aplicados pelas pesquisadoras com acompanhamento dos professores regentes. As análises dos desempenhos apresentados foram efetuadas pelas pesquisadoras, professores regentes das turmas participantes, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alunas do Curso de Magistério 4º ano. O procedimento metodológico de pesquisa compreendeu o método clínico piagetiano para o tratamento dos dados coletados. Alguns resultados já obtidos permitirão apontar como envolver diretamente o professor de sala de aula em pesquisa, não entendida aqui como pesquisa acadêmica, mas como possibilitadora de explicitação de representações próprias e dos outros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRANDT, C. F.; CAMARGO, J. A. Contar, falar e escrever números, manipular algoritmos: significa compreensão do Sistema de Numeração Decimal?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1354. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo