UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO

Palavras-chave: Teorias de aprendizagem, Educação Matemática, Educação, Ensino, Análise de Conteúdo

Resumo

Nesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem.

Biografia do Autor

Angela Meneghello Passos, Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Londrina, PR
Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina
Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo
Publicado
2019-06-10
Como Citar
PassosA. M.; PassosM. M.; ArrudaS. de M. UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO. Olhar de Professor, v. 21, n. 1, p. 75-89, 10 jun. 2019.
Seção
Caderno Temático - Políticas Públicas, Formação de Professores e Processo de Ensino e Aprendizagem