A prática pedagógica como fonte de conhecimento

  • Leide Mara Schmidt Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Mariná Holzmann Ribas
  • Marlene Araújo de Carvalho
Palavras-chave: Prática, práxis, prática pedagógica, prática reflexiva, formação de professores, formação contínua, professor reflexivo

Resumo

O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente.
Publicado
2009-04-06
Como Citar
SchmidtL. M.; RibasM. H.; CarvalhoM. A. de. A prática pedagógica como fonte de conhecimento. Olhar de Professor, v. 1, n. 1, 6 abr. 2009.
Seção
Artigos