A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Conteúdo do artigo principal

Tiago Marques do Carmo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a prática interdisciplinar do Cuidador Social e do Educador Social que, apesar de possuírem nomes muito similares, não desempenham o mesmo papel no âmbito do acolhimento institucional. A pesquisa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que expressa a prática no campo da Política de Assistência Social. Devido à natureza do objeto de estudo qualitativo, foi empregado o uso de questionário semi-estruturado, referente ao levantamento de informações sobre o universo do acolhimento institucional. Apesar da similaridade das atividades dos trabalhadores sociais, o avanço das políticas públicas tem ampliado o diálogo com diversas camadas da sociedade civil e do poder governamental, concebendo o Educador Social como forte representante da Educação Social-Pedagogia Social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CARMO, T. M. do. A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 23–34, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.19i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12768. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Pedagogia Social
Biografia do Autor

Tiago Marques do Carmo

Assistente Social formado pela UEPG. Educador Social na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.