SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO

  • Edimar Aparecido da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Sistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de Ensino

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada “Sistemas Apostilados de Ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais de Álvares Machado-SP” que teve como objetivo analisar as percepções dos professores em relação ao uso de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Neste artigo, exploramos a participação dos professores no processo de adesão, discutindo três aspectos: 1) os motivos percebidos pelos professores para aderência de um SAE pela rede municipal de ensino; 2) a participação em momentos de discussão antes de firmada a parceria; e, 3) os sentimentos e as expectativas experenciadas pelos docentes diante da parceria firmada. Tais aspectos são analisados, tendo em vista que, a participação dos professores, no processo decisório torna-se fundamental para a avaliação e possível legitimação de uma política. Os dados coletados indicaram que, embora a maioria do professorado não tenha participado de discussões anteriores, estes profissionais percebem a adesão como uma estratégia para a busca da melhoria da qualidade da educação, pautada, em sua grande maioria por expectativas positivas que foram atendidas no momento de chegada do material no município. Problematizamos que essas percepções positivas, em relação ao material, podem estar, muitas vezes, atreladas a uma lógica mercadológica, embasada, sobretudo no assédio dos grupos empresariais, que atualmente buscam expandir o campo de atuação nas redes municipais.

Biografia do Autor

Edimar Aparecido da Silva, Universidade Estadual Paulista
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT /Unesp). E-mail: edimar1005@hotmail.com .
Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista
Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. E-mail: yoshie@fct.unesp.br
Publicado
2019-02-27
Como Citar
SilvaE. A. da; LeiteY. U. F. SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO. Olhar de Professor, v. 20, n. 1, p. 134-147, 27 fev. 2019.
Seção
Caderno Temático Trabalho e Profissão Docente