APOSENTADORIA, PROFISSIONALIDADE E OS MOTIVOS DE PERMANÊNCIA NO MAGISTÉRIO PARA PROFESSORES SECUNDARISTA EM PRÉ-APOSENTADORIA

  • Angela Cristina Fortes Iório

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutorado, defendida no ano de 2016, com professores secundaristas em fase de pré-aposentadoria que trabalham com turmas de ensino médio regular na rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro, em colégios estaduais localizados nas zonas sul e oeste, e próximos ao centro do município. A investigação teve o objetivo de pensar a Aposentadoria Docente e os motivos que mobilizaram os professores a permanecer atuando em sala de aula durante toda a trajetória profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a entrevista semi-estruturada pensada com o intuito de mergulhar em profundidade nas trajetórias dos sujeitos investigados e nos sentidos imprimidos ao exercício da profissão. Foram entrevistados dezesseis professores, nove homens e sete mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos de idade, todos licenciados, onze possuem pós-graduação. A maioria tem duas matrículas como servidores públicos e leciona no ensino médio. Todos os docentes deram entrada em seus processos de aposentadoria no ano de 2015. Alguns autores se constituíram em interlocutores privilegiados para a análise e interpretação dos dados obtidos: António Nóvoa, Maurice Tardif e João Formosinho, pela contribuição ao campo da formação, profissionalização e ação docentes; François Dubet e Claude Dubar, na compreensão da complexidade da profissão, lançando um olhar sociológico sobre o trabalho docente. Os dados mapeados evidenciaram que, os professores não se arrependem da carreira escolhida, construíram uma autoimagem professoral positiva e permaneceram no magistério pelo prazer em lecionar o conteúdo de suas disciplinas e pela competência relacional que desenvolveram durante a trajetória docente.
Publicado
2019-02-27
Como Citar
IórioA. C. F. APOSENTADORIA, PROFISSIONALIDADE E OS MOTIVOS DE PERMANÊNCIA NO MAGISTÉRIO PARA PROFESSORES SECUNDARISTA EM PRÉ-APOSENTADORIA. Olhar de Professor, v. 20, n. 1, p. 86-97, 27 fev. 2019.
Seção
Caderno Temático Trabalho e Profissão Docente