ALTERNATIVAS PARA A DIMINUIÇÃO DO MAL-ESTAR DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO PERÍODO DE 2000 A 2016

  • Samanta Antunes Kasper
  • Renata Portela Rinaldi
Palavras-chave: Mal-estar docente. Alternativas para a diminuição do mal-estar docente. Trabalho docente.

Resumo

Este texto analisa dados de teses e dissertações que se encontram publicadas no Banco de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2000 a 2016. O estudo tem por objetivo verificar quais são as alternativas de diminuição do mal-estar utilizadas pelos professores, para tal utilizou-se da técnica de pesquisa denominada como “estado do conhecimento”. Ao todo 51 trabalhos foram analisados, sendo 8 teses e 43 dissertações. Para chegarmos a esse total nos valemos do descritor “mal-estar docente” e da leitura dos resumos, introduções e conclusões dos documentos. Os resultados apontam que diversos são os meios utilizados para se chegar ao bem-estar e estes dividem-se em alta e baixa frequência. No que se refere aos fatores de alta frequência, os mais emergentes foram: a relação profissional harmoniosa e cooperativa, a relação afetiva com os alunos e a formação continuada. No que tange àqueles que apareceram com baixa frequência encontram-se a motivação, a importância social do trabalho e o gerenciamento do trabalho e da vida pessoal. Para uma melhor análise desses fatores optamos por organizá-los em duas dimensões: objetiva e subjetiva. No âmbito da dimensão objetiva destaca-se o componente relacional, que apresentou o maior número de frequências. Por sua vez, no que se refere à dimensão subjetiva encontram-se a vocação e a auto-realização. Observou-se que apesar de o “mal-estar docente” ocupar regularidade entre as análises dos pesquisadores da educação, as alternativas para a diminuição dos mesmos não costumam ser abordadas com a mesma regularidade com que são tratadas as causas para o mal-estar.
Publicado
2019-02-27
Como Citar
KasperS. A.; RinaldiR. P. ALTERNATIVAS PARA A DIMINUIÇÃO DO MAL-ESTAR DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO PERÍODO DE 2000 A 2016. Olhar de Professor, v. 20, n. 1, p. 98-108, 27 fev. 2019.
Seção
Caderno Temático Trabalho e Profissão Docente